segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Chihuahua Charmosa


Desde o ano passado que sou fã do trabalho da Joni Good {Ultimate Paper Mache} e sempre que tenho oportunidade, passo horas a ver os videos dela. Adoptei a receita da pasta de papel que ela tem no site que, não só é muito fácil de trabalhar, como dá um resultado fantástico ás peças e as deixa praticamente prontas a serem pintadas.



O primeiro video que vi ensinava a criar uma estrutura-base em metal, em vez do habitual cartão, para fazer um Chihuahua. Agradou-me a ideia de poder ir alterando a postura do bicho á medida que o trabalho avança e resolvi "copiar" para experimentar.


Feita a estrutura e preenchido o corpo todo, em vez da pasta de papel optei pelas tradicionais tiras de papel de jornal e cola e fui fazendo camadas.


Para as patas, cauda e ponta do nariz, utilizei folha de aluminio que dá mais firmeza e maior controle para "moldar" as partes a gosto. Para as orelhas, cartão de uma caixa de cereais :)


Quando ficou pronto, o pequeno Chihuaha (aprox. 20 cm de altura) ficou estacionado numa prateleira durante vários meses até que, finalmente chegou a inspiração. Tinta acrilica prateada, aplicada de forma aleatória e sem grande preocupação em cobrir todas as zonas.


Talvez porque a tinta utilizada é muito pigmentada, o bichinho ficou tem um "pelo" mais brilhante do que inicialmente previsto mas também é verdade que nas fotografias essa característica parece mais acentuada do que na realidade é.


E voilá... Mesmo no final, decidi que afinal tinha nas mãos uma menina Chihuahua e a tradicional coleira foi então substituída por uma bonita écharpe cor de rosa, também feita de papel :)



1 comentário :